O Viamão Incrivel esteve na semana passada entrevistando um cientista local que diz que será possível, com o degelo, Viamão ganhar uma praia de Águas Salgadas. Segundo ele, que pesquisou em centenas de fontes, o planeta Terra possui ciclos e estaríamos entrando num deles.
"Não somos nós que estamos aquecendo o planeta. A própria Terra possui dispositivos para isso. Um simples vulcão coloca mais poluentes na atmosfera que uma grande metrópole ou várias industrias. Dizem que Krakatoa lançou mais poluentes na atmosfera do que toda a humanidade em sua longa jornada." - Comenta o Cientistas. (Confira na Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Ilha_de_Krakatoa)
Isso explica porque os EUA ainda parecem cegos para o perigo, já que em teoria, seriam os maiores afetados. Eles sabem a verdade, pois estudam o tempo a fundo. Uma das poucas ações do homem que realmente causam problema são as bombas atômicas, que deixam radiação livre no ambiente.
"Na verdade, quando começarem a aparecer os primeiros efeitos do degelo, como a entrada de água do mar em nossas costas, os fenômenos passarão a acontecer mais rapidamente devido a erosão, mudança de ventos, furacões etc. Evidentemente não vamos começar a colocar fogo nas matas para acelerar este processo que será lento no inicio, mas que em determinando momento, passara a mostrar seus efeitos em curtos espaços de tempo (meses, semanas ou mesmo dias). - Alerta o Cientista.
Aquela idéia de começarmos a atear fogo em tudo para trazer o litoral para Viamão então não faz sentido e não deve ser praticada. Algumas pessoas já estariam fazendo isso com interesses puramente econômicos para alugar suas calças no verão ou mesmo vender milho para os banhistas. Bairros como Vila Augusta seriam os mais afetados, transformando-se no assoalho oceânico (fundo do mar). A Santa Isabel se tornaria um belo balneário, como já foi outrora. Já foram encontrado restos de animais marinhos no Morro Santana (Final do Periodo Cretácio da Era Mesozoica).
Em meio a vários mapas topográficos em sua casa, é possível precisar com detalhes quais as áreas serão invadidas num primeiro momento. Estes dados o cientistas não quiz nos passar visto que muitos terrenos seriam desvalorizados enquanto outros multiplicariam por 10 seus valores atuais. Segundo ele, uma imobiliaria local já teria visitado propondo parceria. Estes dados poderão ser oferecidos para a Secretaria do Planejamento de Viamão, caso aja interesse.
"Desistam então de acharem que queimando lixo em casa vão ter praia no quintal. Não apenas porque não vai fazer diferença, mas porque também vai deixar as roupas da vizinha fedorentas! Vamos aguardar que a propria natureza cuide disso." - Brinca o cientista.
Fonte: O Cientista Popular
Comente no Forum
Nenhum comentário:
Postar um comentário