sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Chaminé da EVEL será novo ponto turístico


Nesta segunda-feira, o prefeito inaugurou finalmente a nova Chaminé da EVEL, como ficou conhecida a gigantesca estrutura de tijolos que já é marca registrada da Vila Cecília (que nunca foi Santa).

Idealizada inicialmente para ser o escapamento de fumaça de uma antiga olaria, a mesma foi abandonada nos anos 70 devido a entrada da energia termo-nuclear, que substituiu o carvão com sucesso, já que não produz poluição.

Entretanto, devido ao acidente com um Zepelim que ficou preso e explodiu, sua parte superior ficou semi-destruida. Agora será feito um anel de bronze com a inscrição; “D.S.E.T.P.N.E.C.F. - Deus Salve Essa Terra Porque Nós Estamos Caindo Fora”.

A prefeitura chegou a cogitar derrubar a enorme chaminé mas que devido aos protestos de muitos moradores que já tinham um certo carinho por ela decidiu-se restaurá-la. Foi chamado um artista francês naturalizado na Itália para o projeto.

Como podem notar pela foto, ela terá um estilo neo-classico urbano. O anjo foi idéia do artista Vicenzo Panetone que decidiu incluir esse símbolo para dar uma certa leveza a obra. Este com certeza será mais um grande ponto turistico que trará muitos turistas à região.

Fonte: Arquitetura Popular – por Isa Scamparini

2 comentários:

Unknown disse...

como ficam os moradores que moram na area da chaminé,cedida pelo próprio prefeito?

Anonymous disse...

e para quando que vai ser este projeto??