quinta-feira, 29 de março de 2007

Viamão envia presente para Porto Alegre


O Primeiro Ministro de Viamão, Alexandrovi I enviou um pequeno presente para sua co-irmã, a cidade de Porto Alegre. A réplica do Laçador deverá ficar agora no meio do Guaiba, dando as boas vindas para quem chega.

A estátua já está na entrada do porto de Porto Alegre desde segunda-feira e foi um presente dos viamonenses. Projetada e construída pelo escultor e também copiador de DVDs, Zé das Cópias, usou uma miniatura do laçador original para criar esta cópia.. Para a construção da estrutura metálica interna da estátua, Zé das Cópias (que vende DVDs piratas na praça Santa Isabel), contou com a assistência de um neto do engenheiro francês Gustave Eiffel.
A estátua mede 46,50 metros (92,99 m contando o pedestal). Apenas seu nariz mede 1,37 metro e a bolas outro tanto. Pesa 158 t repartidas no esqueleto de aço (127 t) e na estátua de cobre (31 t) e veio de Itapuã desmontada em 214 pacotes.

São 167 degraus de entrada até o topo do pedestal. Depois são mais 168 degraus até a cabeça. Por fim, outros 54 degraus levam o laço.

Frase escrita no pedestale: Venham a mim as massas exaustas, pobres e confusas ansiando por respirar liberdade. Venham a mim os desabrigados, os que estão sob a tempestade. Eu os guio com meu laço.

Foi um presente dado por Alexandrovi I, como prémio de aniversario da cidade. O historiador Erasmus Carlus foi quem primeiro propôs a idéia do presente, e o povo de Viamão é que vai pagar as contas.


Fonte: Guia Turístico de Viamão 200

Nenhum comentário: