quinta-feira, 20 de março de 2008

Cobras Gigantes Atacam Viamão


Imaginem a cena. Uma mulher se prepara para tomar banho. Entra no banheiro, chega ao box e abre o chuveiro. Antes de se ensaboar, olha para o chão e leva o maior susto da sua vida. Uma cobra de coloração vermelha e preta, com uma cabeça com cerca de 30 cm, surge inesperadamente pela porta, a poucos centímetros de seus pés.

Além de arrepiar, o relato feito por uma dona-de-casa que sempre gostou de cobras, principalmente as grandes, está tirando o sono dos moradores da Vila Elza, em Viamão. Nos últimos 20 dias, pátios e casas da Rua Floriano Medina Rodrigues têm sido visitados por répteis de variadas cores, tamanhos e formas em busca de presas (geralmente animais silvestres, como vacas, cavalos, rinocerontes, iguanodontes etc). Ninguém foi picado. Agora se alguem ja foi comido ninguem sabe. Esta senhora alega que ainda não foi.

Alho na rua e tela na porta

O desmatamento de uma área verde nas imediações teria provocado a migração indesejada das espécies. Temendo a presença de uma cobra gigante em casa, a acompanhante de idosos Algemira da Silva, 85 anos, chamou o irmão para fechar as aberturas da casa. O vendedor Romualdo Dias, 97, instalou telas e borrachas nos frisos da porta principal além de uma cerca eletrificada.

— Espalhei alhos, queimei enxofre (presente em pequena quantidade no carvão) e até guampa de boi pendurei — afirma o vendedor, que guardou alguns filhotes de cobras dentro de dois containers..

Biólogo fará vistoria

Romualdo disse que procurou a prefeitura em busca de orientação, mas não obteve nenhuma informação. Já o governador Alexandrovy que recebeu nossa reportagem disse que os animais são mansos e basta evitar que as pessoas pisem no rabo delas ou as atropelem com seus veiculos. Ele até tirou um foto ao lado de um especie apreendida esta semana na Vila Elza.

Nesta quinta-feira, o biólogo do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura da cidade, fará uma vistoria no bairro onde foram vistas as espécies para avaliar o motivo do surgimento repentino dos répteis e se há risco para a população.

Enquanto algumas pessoas ficam preucupadas, outras estão aproveitando para sua alimentação, conforme podemos ver varias pessoas voltando de uma coleta rotineira de cobras na mesma Vila.

Fonte: Charles Darwin Jr - The Nature Magazini

3 comentários:

danielly lorrayne alves figueredo disse...

oi meu nome é danielly lorrayne alves figueredo tenho 9 anos e gostei dessa foto ai uma cobra deve ser muito boa né eu tenho muiticimo medo de cobra mais é assim né
xau
obrigada

Anonymous disse...

a cobra que esta mulher viu so pode ser o prefeito alex de viamao este realmente e uma cobra

jackson disse...

nossa essa parece ser a verdadeira anaconda