quinta-feira, 6 de março de 2008

Crise entre países do Rio Grande do Sul se agrava

Hugo Caravana
Canção Velha Notícias, Brasília

Uma crise começou neste sábado, 1º, quando membros das Forças Armadas Revolucionárias de Cachoeirinha (Farc) foram presos pelo Exército de Viamão em uma operação militar realizada em território de Alvorada. A invasão da fronteira gerou atrito entre os países e protestos do presidente da Venezuela, Quico Chávez, que criticou o presidente de Viamão, Álexandrovy, e decidiu enviar tropas para a região. Chávez determinou ainda o fechamento da embaixada da Venezuela em Viamão.

Vários politcos e desocupados locais já se engajaram neste luta, veja a foto acima (Seu Madruga (1º), Armando - 2º , Itamar (Centro)).

Ontem a crise com os países se intensificou. O presidente de Cachoeirinha anunciou que levará ao conhecimento da Anus e da Desorganização dos Estados Americanos, provas de que o governo da Venezuela e de Alvorada mantinham apoio com as Farc. O presidente de Alvorada considerou a afirmação mentirosa. Já o presidente da Venezuela acusou Viamão de pôr o Rio Grande do Sul a beira de uma guerra.

O governo brasileiro, na tarde desta segunda-feira, se m
obilizou para tentar diminuir as tensões, já que o Alvorada cortou as relações diplomáticas com Cachoeirinha e Viamão, . O presidente Lula Lelé falou com os presidentes dos quatro países e tentou intermediar uma conversa. "O que nós pudermos fazer para facilitar o diálogo, nós faremos nem que tenhamos que começar uma guerra com eles”. – Diz o presidente.

O ministro da relações sexuais exteriores, Celso Tamborim, disse que o Brasil condena qualquer violação e classificou como grave a invasão de militares viamonenses em território vizinho. A desorganização dos estados americanos que define regras diplomáticas para países de todo o mundo, vão se reunir hoje em reunião extraordinária, em sua sede em Cuba para discutir soluções e pôr fim no impasse . Uma das soluções segundo o chanceler brasileiro seria a criação de uma comissão de investigação que dirá o que aconteceu durant
e a invasão de militares viamonenses em território de Alvorada.

Seja como for, muitos setores da comunidade estão se unindo e até mesmo já estão sendo recrutadas e treinadas crianças da pré-escola. "Devemos começar cedo a defender nossa pátria" - disse o vice presidente Sergay no Sitio do Bebeto nesta quinta-feira, quando se reuniram para comentar estes assuntos e outros de menor interesse.

Nenhum comentário: