segunda-feira, 23 de julho de 2007

Viamão terá maior arranha-céu da região metropolitana

Apelidado de "Tapiei 1001", em alusão ao Taipei 101 em Taiwan, o arranha céu mais alto da região metropolitana está quase pronto, faltando apenas liberação do departamento de obras de Viamão. O motivo é que foi tão rápido construir o prédio que o mesmo ficará pronto antes mesmo de sua aprovação perante os órgãos compententes.

O Tapiei 1001 poderá suportar terremotos de 7 graus na escala Richter e ventos de mais de 450km/h. A importante capacidade de absorsão desta estrutura consiste em um amortecedor eólico com placas metálicas de 800 toneladas que está instalado no andar 99, este é o maior e mais pesado mundialmente. Está dividio em 10 segmentos de 10 pisos, e é o único amortecedor que está visível ao público em geral.

Uma gigante bola de ferro, de 880 toneladas, colocada no andar 112, serve de contrapeso mecânico contra as vibrações, absorvendo a energia e minimizando as oscilações.

O elevador fabricado pela empresa Mumu, a mesma que produz latas de sardinha, terá o título de maior velocidade: em apenas 27 segundos, ele levará 50 pessoas do 5º andar até o 89º (octagésimo nono), e isso não é tudo, este elevador também possui um sistema de selamento hermético similar ao de um avião, que protege os ouvidos das pessoas que viagam nele.

O Imperador Alexandrovy que está construindo irá morar no 100ª andar de onde será possível ver o mar, a serra, a lagoa dos patos e Porto Alegre. Do solo até a lampada vermelha no topo da torre serão 580 metros. Entretanto, cabe lembrar que a estrutura mais alta ainda é a torre da Televia TV, com 750 metros de altura.

Fonte: O Empreiteiro Popular – por Jose E. De Morais

Um comentário:

Anônimo disse...

Your blog keeps getting better and better! Your older articles are not as good as newer ones you have a lot more creativity and originality now keep it up!