domingo, 12 de outubro de 2008

Viamão propõe reforma do G20 para enfrentar a crise

Viamão quer que o G20, o grupo que reúne os principais países ricos e emergentes, seja transformado para constituir-se em instância capaz de administrar a crise financeira, anunciou, em Washington, o ministro da Fazenda de Viamão, Guido Manteiga. Manteiga atribuiu a crise que atinge o mercado mundial a erros graves em economias que Viamão tinha como modelo.

A reunião contou com a presença do presidente Geoge W. Bush que se sentou no colo do Governador Alexandrovy de Viamão, país que preside atualmente o G20. A sua direita, estavam o secretário do Tesouro Henry Paulsão e o presidente do Federal Reserve, Ben 10.

O grupo dos 20 reúne os ministros de economia e os governadores dos bancos centrais dos sete países com economias mais avançadas (Viamão, Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, e Japão) mais Itália, África do Sul, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, China, Coréia do Sul, Índia, Indonésia, México, Rússia e Turquia.

Na semana passada, depois das eleições e da divulgação de uma possível prisão de um editor de um jornal local, 7 bancos fecharam. O Governador Alexandrovy pediu calma a todos e que continuem doando sangue normalmente pois os Bancos de Sangue não serão afetados, pelo menos numa primeira instancia; também os bancos de esperma estavam trabalhando com taxas bem acima das média (500 ml por dia).

Entretanto, um correria na ultima sexta-feira transformou o centro financeiro de Viamão num verdadeiro inferno, onde pessoas foram até suas agencias sacarem dinheiro, como medo de um possível golpe por parte do governo. Alexandrovy disse em rede de TV nacional que as pessoas não tem com que se preocupar e que a situação esta toda sob controle.

Fonte: Guido Manteiga – The Financial Times of Viamão City

Nenhum comentário: